Biografia
BIOGRAFIA
Com duas décadas de trabalhos continuados nos palcos, ruas, literatura e audiovisual, Genifer Gerhardt é uma artista que tem na arte um modo de se expressar com o mundo. Conhecida pela sua sensibilidade, encanta pela delicadeza, cuidado e minúcias, sendo elogiada pela crítica e conquistando vários reconhecimentos ao longo da carreira.
Genifer Gerhardt é bonequeira miniaturista, palhaça, escritora, atriz, realizadora audiovisual e poeta. Nascida em Santa Cruz do Sul / Rio Grande do Sul, é formada em Licenciatura em Teatro pela Universidade Federal da Bahia. Desenvolve estudos com o teatro de bonecos em miniatura desde 2005, mesmo ano em que iniciou seus trabalhos como solista em espetáculos de rua e teatro. Viajou de mochila sozinha pelo Brasil em 2009 e em 2015/2016 passou um ano a viajar com o filho de 2 anos de idade pelo interior do Brasil com um motorhome - percorrendo, juntos, 18 Estados brasileiros em 19.500km Brasil adentro. Apresenta o solo “Brasil Pequeno” desde 2013.
Recebeu premiações como o Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz (2012, 2014, 2023 - “Brasil Pequeno”), Prêmio Revelação 2013 -Melhor Atriz e Melhor Espetáculo por “Brasil Pequeno” (Prefeitura Municipal de Porto Alegre). Recentemente indicada ao Prêmio Açorianos de Teatro e Circo 2025 em 4 categorias por Mulher-Pássaro e 2 categorias por seu número de palhaça Palitolina, tendo sido premiada nas categorias “Melhor Figurino” com Marcia Siebel por Mulher-Pássaro e “Comicidade Circense e Palahaçaria” pelo número 'espera'.
No campo da literatura publicou três livros e no audiovisual criou mais de 30 videoartes onde integra seu ofício com o teatro de bonecos em miniatura à sua poética autoral.
Apresentou-se com seus espetáculos solos em praças, espaços públicos, festivais, circuitos, saraus, escolas, penitenciárias e eventos, tendo já apresentado em todos os 26 Estados Brasileiros e Distrito Federal, além de apresentações na Argentina, França, Espanha, Holanda, Grécia, Bolívia e Portugal.